terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Fashion Weeks

Época de Fashion Weeks. No meio de toda essa loucura cresce a curiosidade para ver quais são as grandes novidades das marcas - desde esmaltes a makes - a maioria das pessoas acaba por esquecer de um fator muito importante em um desfile, o cenário.
A cenografia é uma mistura entre arte e técnica que tem como objetivo criar um ambiente, um mundo de fantasia que dá força ao que se está a apresentar. Geralmente só se analisa isso quando se pensa no teatro, cinema, etc. Porém, mesmo neste setor, o cenário pode ajudar a contar a história ou objetivos da marca em questão.

John Galliano cria todo um mundo, junto às roupas, que ilustra a sua visão. Um grande exemplo onde o cenário ajuda a contar a história, por trás da coleção apoiando as roupas, é neste desfile da Dior (Spring/Summer 2011). No cenário vê-se claramente o tema náutico através da representação de um porto.



Já a Chanel, conhecida pela sua elegância e peças clássicas (como as famosas 2.55), transmitiu todo o peso da famosa Maison neste desfile (Spring/Summer 2011) através da escolha da locação (Grand Palais - construído para a exposição mundial de 1900), da passarela transformada em jardim preto e branco (inspirada nos jardins de Versailles) e da orquestra. Este conjunto ajuda a reforçar a história e a força da marca.






Agora um exemplo mais fresquinho saído do Fashion Rio, a Cantão - colorida, alegre, viva e bem carioca- optou por realizar o seu desfile no Parque Lage. A passarela sob as árvores decoradas com tecidos coloridos vai totalmente ao encontro da imagem da marca e da coleção, leve e descontraída.


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